sexta-feira, 8 de novembro de 2019

ONDE A APOLOGÉTICA BRASILEIRA FALHA


São públicas as minhas críticas a alguns aspectos da chamada “apologética” cristã que se faz no Brasil. Coloco entre aspas o nome do estilo consagrado no período da Igreja Antiga, porque naquele tempo a defesa da fé era feita em alto nível, contra os ataques de cidadãos do Império Romano contra os cristãos e as peças eram lidas, em muitos casos, na corte, diante do Imperador. Aqui no Brasil, em sua maioria, são ataques pessoais, críticas sem um fundamento claro na Escritura do Novo Testamento e o pior: sem uma metodologia adequada.

Os meus alunos já ouviram-me contar a velha história de que, quando da minha conversão, em 1991, era “pecado” os membros das Assembleias de Deus (na maioria delas, é verdade) assistirem televisão. No final da mesma década era obrigatório assistir o programa de TV do pastor, para comprarmos os produtinhos vendidos por eles, pois só com essa verba o horário no canal poderia ser pago. Já nos anos 2000, a emissora havia sido comprada pela igreja.

Eu conto essa história para demonstrar como as “teologias”, como as “doutrinas” e os costumes entre os chamados “ortodoxos” mudam de tempos em tempos (Rubem Alves já disse isso bem antes de mim). Se nós mudamos de ideia em relação a posicionamentos teológicos, bíblicos e doutrinários, que presunção é essa que nos leva a pensar que outros grupos religiosos que se consideram cristãos não podem mudar as suas doutrinas? Eles estão mudando e tenho notícias sobre isso. Só nós avançamos enquanto os outros ficam congelados no tempo? Isso é um disparate! É simplesmente irreal, uma mentira.

Há alguns anos, um conhecido apologista veio a mim pedir orientação para produzir uma volumosa obra literária atacando uma denominação considerada seita. Eu disse a ele que era preciso sentar-se com os líderes e com os membros, entrevistá-los e procurar saber o que é que eles creem, como é a vida de fé daquelas pessoas etc. Ele retrucou, dizendo que assim não poderia “demonstrar” que eram heréticos, pois não teria como “provar pelos documentos deles” as heresias em que acreditavam. Engano. Quem foi que disse que entrevistas não são usadas como evidência científica? O IBGE, por exemplo, usa qual metodologia para apresentar um retrato da nossa sociedade? São milhões de entrevistas!

Por fim, um conhecido desse sujeito publicou uma obra que tem sido anunciada como a mais completa contra determinada denominação “herética”. Eu entrevistei esse autor e ele confirmou que as “descobertas surpreendentes” dos quatro anos de pesquisa que fez estavam em documentos publicados nas décadas de 1950 e 1980, por exemplo. Lamentável. Se em 10 ou 15 anos uma denominação muda alguns de seus posicionamentos, que dirá em 40 ou 70 anos!

Assim, no segundo semestre de 2019, os meus alunos na disciplina Religiões Comparadas (nos três seminários onde leciono) e eu demos início a uma pesquisa na qual a metodologia é a entrevista estruturada e qualitativa. Até agora foram entrevistadas 150 pessoas, entre líderes e membros de denominações consideradas “seitas”. Esses números já me permitem escrever um artigo científico considerável, robusto, sobre o tema da apologética no cenário brasileiro. Mas vou seguir com as entrevistas por mais um ano.

Preliminarmente posso antecipar duas coisas. Primeiro, os alunos relataram experiências riquíssimas no contato pessoal com outras fés. Puderam identificar as falhas na “apologética tradicional”, quando o relato dos entrevistados não confere com o que os apologistas dizem. Isso confirmou o que eu disse sobre o material desatualizado produzido por esses autores e pregadores. Além disso, a quebra de barreiras, de preconceito e estereótipos também foi relatada pelos alunos. O ganho nessa área foi grande. A segunda coisa, eles aprenderam que aquilo que está no papel nem sempre é o que está no dia a dia dos crentes. Isso já foi confirmado por mim em uma experiência com uma denominação reformada no Brasil, mas todos os alunos notaram a disparidade entre o oficial e o oficioso. Esse aspecto é o que eu queria que o meu conhecido contornasse, mas como ele evitou as entrevistas, acabou produzindo uma obra já desatualizada.

Por fim, o que é que salva uma pessoa, a fé em Jesus somente (sola fide) ou a adoção de uma doutrina completa? Primariamente, só a fé em Cristo e em sua obra, nada mais. Se a doutrina salva, o que não é o caso, qual seria essa doutrina, haja vista termos tantas vertentes? Se todas elas estão certas em suas bases comuns, essa base comum é a fé, e ponto. Acredito que depois de terminar essa pesquisa, escreverei um artigo e espero, com isso, trazer uma profunda e séria reflexão para a Igreja brasileira, a fim de que não sejamos mais levados por informações defasadas, por preconceitos e tendências vindas de ministérios norte-americanos, mas que não encontram amparo na tradição milenar da fé cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário